Visitas & Lazer

Cidade de Aveiro

Túmulo da Princesa Santa Joana

Igreja Misericordia de Aveiro

Reserva Natural S.Jacinto

Museu Marítimo de Ílhavo

Aveiro

O distrito de Aveiro capta a essência de um destino que esperaríamos ver num livro de viagens, com os seus moliceiros semelhantes a gôndolas, lagoas naturais, uma elegante arquitectura do século XIX e passagens calcetadas – é um local especial onde o antigo se conjuga com o moderno.

Situado na sub-região do Baixo Vouga, entre o oceano Atlântico e as zonas montanhosas dos distritos contíguos, Aveiro exibe uma paisagem muito variada, caracterizada por uma longa costa arenosa, um bonito estuário e diversos parques e jardins.

Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a encantadora cidade de Aveiro é atravessada por um canal e é tida como um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus coloridos moliceiros, aos edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova e à sua tranquila atmosfera urbana – um cenário ideal para as suas férias.

Enquanto estiver na cidade, visite o famoso Mercado do Peixe – um mercado tradicional que abriga alguns dos melhores restaurantes de marisco de Aveiro. Nas redondezas encontrará inúmeros restaurantes e uma ampla oferta de lojas e bares. Escolha um dos cafés tradicionais enquanto passeia pela cidade e prove os divinais ovos moles, que são a especialidade do distrito. Pode ainda fazer um passeio de bicicleta nas chamadas BUGAS (as bicicletas cedidas pela câmara), percorrer o cintilante canal da cidade, as ruelas pitorescas e explorar algumas das atracções mais afastadas do centro.

Locais a Visitar

Arquitectura religiosa

Igreja da Misericórdia 
Esta igreja é um dos exemplares mais atractivos da arquitectura religiosa do distrito. Construída em finais do século XVI, este monumento exibe uma fachada tradicional com azulejos azuis e brancos, elementos renascentistas nos seus pórticos e uma maravilhosa selecção de azulejos coloridos no seu interior.

Convento de Jesus 
Fundado no século XV, este antigo convento dominicano está fortemente associado à princesa mais influente de Aveiro – Santa Joana de Portugal. Conhecida pela sua devoção à religião que se prolongou por toda a sua vida, esta princesa entrou no convento em 1472 e aí viveu até à sua morte. Hoje, podemos visitar aquele que será o seu túmulo de mármore trabalhado, e admirar os motivos barrocos, os pórticos manuelinos, os claustros de inspiração manuelina e as capelas maneiristas que embelezam este monumento histórico.

Museus

Museu da Vista Alegre
Aveiro é a terra natal das famosas porcelanas da Vista Alegre, um exemplo da longa tradição portuguesa na área da cerâmica. Situado no interior da fábrica original, onde são produzidas estas delicadas obras de arte, este museu é uma das atracções mais visitadas do distrito. Contemple os vestígios históricos das primeiras peças da marca, veja os desenhos antigos e saiba como funcionam as ferramentas usadas para criar estas maravilhas de porcelana, que foram evoluindo ao longo do tempo.

Museu de Aveiro 
Situado no interior do grandioso Convento de Jesus, este museu é considerado um dos mais importantes de arte sacra do país. Expõe uma colecção de pinturas portuguesas dos séculos XVII e XVIII, meticulosos trabalhos de azulejos, peças elegantemente trabalhadas em ouro e um vasto espólio de vestuário, jóias e relíquias.

Museu Marítimo de Ílhavo 
Este museu exibe uma interessante selecção da etnografia marítima de Aveiro, incluindo fascinantes exemplares dos primeiros moliceiros, uma variedade de ferramentas de navegação e fotos, bem como a maior colecção de conchas raras de todo o país. Em 2003, este museu foi distinguido com o prestigiado Prémio de Arquitectura Contemporânea Mies van der Rohe pelo seu design moderno.

Natureza

Parque Infante D. Pedro 
Passe algumas horas longe do centro da cidade e desfrute de momentos tranquilos num dos parques mais belos de Aveiro. Caminhe pelos vastos jardins, faça um relaxante passeio de barco numa das lagoas e visite o Museu de Caça e Pesca situado neste espaço – um cenário ideal para passar uma tarde serena.

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto 
Localizada na ponta da bela península de São Jacinto, entre o mar e o estuário, esta magnífica reserva é um dos locais naturais mais conhecidos do país. Desde a sua inauguração em finais da década de 1970, os pântanos, lagoas selvagens e dunas de areia tornaram-se um habitat para a flora e fauna locais, sendo considerada um autêntico santuário de aves. Não deixe de explorar esta fantástica reserva, quer prefira percorrê-la pelos trilhos pedestres ou fazer um passeio nos típicos moliceiros.

Cidade do Porto

Torre dos Clérigos

Palácio da Bolsa

Catedral do Porto

Cadeia da Relação do Porto

Porto

O Porto é uma cidade encantadora, situada nas encostas do rio Douro já próximo da sua foz. Classificada como Património Mundial pela UNESCO graças aos seus belos monumentos e edifícios históricos, como a imponente Sé ou a Torre dos Clérigos, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal e possui vistas soberbas sobre as mundialmente célebres Caves do Vinho do Porto, na margem oposta do rio, em Vila Nova de Gaia. Embora amplamente industrializado, o Porto oferece uma síntese harmoniosa de atracções antigas e contemporâneas.

Locais a Visitar

Caves do Vinho do Porto (Vila Nova de Gaia)
Erguendo-se frente ao centro histórico do Porto na margem sul do rio Douro, as Caves do Vinho do Porto são uma importante atracção turística. Este vinho doce e fortificado é produzido a partir das uvas cultivadas na região do Douro e enviado para as caves de Vila Nova de Gaia, onde é preparado e envelhecido. Os visitantes poderão escolher entre as mais de 50 caves à beira-rio para descobrir as dezenas de variedades de Vinho do Porto, que é hoje um dos mais famosos do mundo.

Sé Catedral (Porto)
A imponente Sé do Porto foi concluída no século XIII, embora tenha sofrido muitas alterações ao longo dos séculos. Com belas talhas, pinturas, esculturas, tesouros de arte sacra e uma rosácea românica, além da bonita Capela Baptismal, revestida de mármores policromos, e belos azulejos barrocos no claustro e varanda, este é sem dúvida um monumento fascinante.

Torre dos Clérigos (Porto)
Esta torre sineira de estilo Barroco foi concluída em 1763 e domina o centro antigo da cidade. É a mais alta do género no país, e os visitantes podem subir os seus 225 degraus para admirar as vistas. A adjacente Igreja dos Clérigos é um excelente exemplo de síntese dos estilos arquitectónicos Barroco e Rococó e exibe uma elaborada fachada, belas talhas e um notável órgão de tubos de 1774.

Casa da Música (Porto)
Projectada para o evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001, a Casa da Música é uma dinâmica e moderna sala de concertos dedicada à criação e celebração da música. É também um importante centro cultural com visitas guiadas, workshops, um restaurante e vários bares onde os visitantes podem descontrair. A grande diversidade de eventos abrange desde o jazz à música clássica e da actuação de DJs internacionais a espectáculos de world music.

Palácio da Bolsa (Porto)
Exibindo uma imponente fachada neoclássica, o antigo Palácio da Bolsa do Porto foi construído no século XIX. A sua mais famosa atracção é o Salão Árabe, de exuberante estilo mourisco e inspirado no Palácio de Alhambra, em Granada, muitas vezes usado como sala de recepção de chefes de Estado visitantes. A majestosa decoração do interior inclui esculturas, pinturas e frescos da autoria de muitos mestres portugueses. O edifício abriga ainda numerosos eventos culturais e exposições, possuindo também um restaurante.

Museu de Serralves (Porto)
Rodeado por vastos jardins usados para eventos ao ar livre, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves ocupa um moderno edifício projectado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira. Dispõe de uma notável colecção de obras nacionais e internacionais posteriores a 1960, e organiza uma grande variedade de eventos culturais, entre os quais concertos e workshops educativos para crianças.

Antiga Cadeia da Relação (Porto)
A antiga e austera sede do Tribunal da Relação é um dos edifícios mais emblemáticos da história do Porto. Iniciada em 1765, a estrutura de formato triangular foi concebida para abrigar também a prisão do tribunal, à qual deve hoje o nome. Numerosas personalidades passaram pelas suas celas, incluindo Camilo Castelo Branco, que escreveu o seu famoso romance Amor de Perdição enquanto esteve aqui detido. Desde 2001, o edifício abriga o Centro Português de Fotografia, mas continua a manter muitos dos traços originais.

Edifício do Instituto do Vinhos do Douro e Porto (Porto)
O edifício do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto encontra-se no coração do centro histórico do Porto e abriga a instituição responsável pela qualidade e autenticidade dos vinhos do Douro. No átrio de entrada, em pedra, podem apreciar-se as mais importantes datas da história da produção desses vinhos. Há ainda um espaço dedicado à sua promoção, que inclui visitas guiadas aos laboratórios de ensaios, provas de vinhos e uma loja.

Jardim de São Lázaro (Porto)
Remontando a 1834, o Jardim de São Lázaro é o mais antigo jardim municipal do Porto e encontra-se repleto de antigas tílias, magnólias e acácias, além de canteiros, belas esculturas, um coreto e um chafariz em mármore que pertenceu ao convento de São Domingos.

Jardim do Passeio Alegre (Porto)
Situado nas margens da foz do Douro, este belo jardim romântico foi inaugurado em 1870  e possui árvores centenárias. O seu chafariz, desenhado por Nicolau Nasoni, é um monumento nacional, e o café Chalé Suíço foi um importante lugar de encontro de intelectuais no final do século XIX. Ladeado de belas avenidas com palmeiras, antigas araucárias e muitas outras plantas, o esplendor e beleza poética do Jardim do Passeio Alegre tornam-no um dos mais apreciados pelos portuenses.

Cidade de Espinho

Lagoa de Paramos

Capela S.Pedro

Castro de Ovil

Academia de Musica de Espinho

Espinho

A cidade de Espinho tem para oferecer, além das suas formosas praias, cheias de luz e cor, muitos outros atrativos: possui o mais antigo Campo de Golfe da Península Ibérica, um Aeródromo, Casino, Nave Polivalente, Complexo de Ténis, Hipismo, Piscinas, Centro Multimeios, Fórum de Arte e Cultura integrando o Museu Municipal, Hotéis de alta qualidade, Pousada da Juventude, Campismo, a maior Feira Semanal do País e um Balneário Marinho de Talassoterapia, único em Portugal.

No âmbito cultural, várias atividades realizadas ao longo do ano, são motivo de atração de nacionais e estrangeiros, destacando-se o Festival de Cinema de Animação, o Festival Internacional de Musica, os Desfiles Etnográficos, o Festival de Folclore, os diferentes Eventos Culturais e Desportivos, entre inúmeros outros.

Locais a Visitar

Lagoa de Paramos – Observatório de Aves

Situada a sul do Concelho em Paramos, constitui uma área de interesse ecológico, paisagístico e recreativo possuindo uma grande diversidade ornitológica e vegetal, sendo de referir que algumas das espécies existentes constam nas " Diretivas do Conselho das Comunidades Europeias relativas à conservação das aves selvagens"

Capela de S. Pedro

Inaugurada no ano de 1942, todos os anos a 29 de Junho, a povoação piscatória festeja o seu Padroeiro e Patrono com uma procissão que percorre as principais artérias da cidade saindo da Capela.

Matriz de Espinho

Dedicada a Nossa Senhora da Ajuda, o seu projeto deve-se ao arquiteto Adães Bermudes, nos últimos anos da década 20 do Século XX. Segue o tipo neorromântico da segunda metade do Oitocentos, que em Portugal se prolongou.

Antiga Fábrica de Conservas Brandão Gomes – FACE

O magnífico edifício, com características arquitetónicas de grande beleza, ainda hoje resiste ao tempo, estando agora completamente recuperado e ao inteiro serviço da cultura da cidade. O FACE- atual Fórum de Arte e Cultura de Espinho.

Centro Multimeios

O Centro Multimeios é uma infraestrutura que engloba um planetário, um auditório que funciona também como sala de cinema, uma galeria, um observatório astronómico, uma cafetaria e várias salas de apoio aos acontecimentos que ai se realizam

Piscina Solário Atlântico

Obra dos arquitetos Eduardo Martins e Manuel Passos, a Piscina Solário Atlântico, foi inaugurada no dia 10 de Junho de 1943

Casino

Aberto todo o ano, é o ponto de encontro de pessoas de vários locais, atraídas pelos seus shows internacionais, restaurante de renome, sala de conferências, galeria de arte e salas de jogos